segunda-feira, 6 de abril de 2009

A IMPORTANCIA DAS TCI NA SOCIEDADE


A importancia das TCIs na sociedade

As tecnologias da informação e comunicação (TIC´s) propiciam e aceleram o desenvolvimento de novas formas de geração, tratamento e distribuição da informação. O surgimento e a difusão das redes de comunicação e da Internet e seu conseqüente estabelecimento como um novo meio de veiculação de informação trouxe para todos os meios de comunicação uma nova realidade.
A rápida difusão das TIC exerce mutações no modo de vida das sociedades. Assume importância na vida colectiva e individual actual.
A vantagem da difusão das TIC contribuiu para simplificar processos administrativos e proporcionar a redução dos custos que lhe estão associados. Contribuindo também a agilização do relacionamento com os cidadãos e empresas.
A principal forma de interacção com os cidadãos e a tecnologia é a existência de canais direccionados para sugestões e reclamações on-line, pagamentos e preenchimento de formulários/declarações.
As TIC são importantes em muitos setores, como iremos explicar seguidamente.


O uso das TIC na administração pública local
O contributo das TIC para a desburocratização e transparência aumenta a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida do cidadão.
Os resultados relativo à disponibilização de serviços on-line e à qualidade da sua prestação demonstram claramente que Portugal esta ainda a dar os primeiros passos na importância do papel das TIC enquanto instrumento potenciador da mudança e promotor da modernização pelos serviços administrativos, na cidadania e da racionalidade económica.


O uso das TIC na educação
A utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), no sistema educativo deve visar um horizonte de actuação dos professores que não se limita à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera utilização tecnológica escolar, através dos meios informáticos. As TIC têm um papel profundo na educação. Elas proporcionam:
. Novos objectivos para a educação que emergem uma sociedade de informação e da necessidade de exercer uma cidadania participativa, critica e interveniente;
.Novas concepções acerca da natureza dos saberes, valorizando o trabalho cooperativo;
. Novas vivências e práticas escolares, através do desenvolvimento de interfaces entre escolas e instituições, tais como bibliotecas, museus, associações de apoio à juventude, entre outros;
. Novas investigações cientificas em desenvolvimento no ensino superior, entre outros.
È indispensável ter presente a utilização das TIC na educação porque estas consistem em escolarizar as actividades que têm lugar na sociedade, procurando adapta--las aos seus objectivos.
As TIC, na educação, permitem uma compreensão profunda do mundo em que vivemos enriquecendo o conhecimento.

O uso das TIC pelas empresas
Todas as empresas usufruem das TIC para controlar o fabrico, as acções, a gestão, entre muitas actividades. Os computadores gerem grandes complexos e efectuam cálculos em segundos que demorariam muitos anos para os humanos, sendo estes usados para controlar electricidade, redes telefónicas, satélites e até a bolsa, controlando e movendo assim milhares de euros.
Actualmente todas as empresas são compostas à base de computadores, reduzindo assim o número de trabalhadores e trabalho, exemplo da robótica e CAD--CAM.

O uso das TIC nos meios de transporte
Um exemplo da sofisticada tecnologia presente no nosso dia-a-dia é o controle de tráfego aéreo, que seria impossível gerir sem ajuda da tecnologia e das comunicações.
Os aviões estão sempre controlados através de complexos radares em conjunto com os operadores de controlo que atrás de complexos sistemas informáticos "guiam" os aviões para as pistas correctas sendo avisados pelos sistemas quando existe algum
perigo. Os computadores efectuam os cálculos necessários evitando que haja alguma colisão entre aviões.
Este sistema é também utilizado nos metros e nos comboios onde os sistemas tecnológicos disponíveis auxiliam os humanos facilitando o seu trabalho.

O uso das TIC a nível de satélites
Através da tecnologia da rede de satélites podemos detectar catástrofes, como tornados, evacuando pessoas dessas áreas salvando vidas. A previsão do tempo é também realizada a através dos satélites.

O uso das TIC no dia-a-dia
Actualmente, quando queremos falar com alguém, recorremos sempre os meios de comunicação. Entre eles destacam-se o telefone, fax, e-mail, entre outros. Estes meios são mais eficazes e rápidos em comparação com a carta.

O uso das TIC no trabalho
Como referido anteriormente, todas as empresas utilizam as novas tecnologias, estando estas presentes no trabalho. Elas são precisas quer para quem trabalhe, como para quem esta à procura deste. Hoje em dia, a maioria dos trabalhos é gerado a partir das novas tecnologias. As TIC promovem não só a globalização, mas também a criação de novos empregos e empresas, bem como novas formas de trabalho, organização, negociação e pagamento.

O uso das TIC pelos indivíduos e famílias
A maioria das famílias, tem em casa um computador, e a maior parte de indivíduos já trabalho nestes.
Eles são muito úteis no âmbito de pesquisa, trabalhos, lazer e comunicação (Internet).
As TICs touxeram a aceleração do tempo na sociedade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário