terça-feira, 7 de abril de 2009

O impacto das novas TICs na sociedade

A sociedade passa por grandes mudanças e exige cidadãos críticos, criativos, reflexivos, capazes de aprender a aprender, de trabalhar em grupo, de se conhecerem como indivíduos e como membros participantes de uma sociedade que busca o seu próprio desenvolvimento, bem como o de sua comunidade.
Durante as últimas décadas, o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação assumiu um ritmo sempre crescente e imprimiu à sociedade novos rumos, não só tecnológicos, mas também sócio-econômicos-culturais.
Não parece haver dúvidas que essas tecnologias são fundamentais para a sobrevivência de nossa sociedade cada vez mais complexa e que, desde a invenção da escrita e da imprensa, nada tem causado tanto impacto social e estimulado tantas mudanças no mundo.
Com a evolução dos meios de comunicação mediáticos, no final do século XX, ocorre o agrupamento de todas as tecnologias. Surge uma tecnologia mais eficaz, que oferece todas as possibilidades já exploradas na imprensa, no rádio, na televisão, operando uma ultrapassagem: a possibilidade de interação e a velocidade com que tudo ocorre. O indivíduo não fica somente no papel de receptor passivo, há a possibilidade de escolha, há decisões a serem tomadas. O volume de informações emitidas é maior, bem como a rapidez com que chega aos lares, oportunizando-se situações que as tecnologias anteriores não possibilitavam.
Pode-se ler o jornal de qualquer parte do mundo, assistir a uma entrevista, participar de conferências, ouvir músicas das mais longínquas regiões do Planeta, trocar correspondências, ler, discutir, conversar, tudo em um único aparelho, o computador, a “máquina comunicacional”, que está conectada a milhares de outras, formando uma complexa rede, um rizoma informacional.
Todas as formas de cultura estão, cada vez mais, subordinadas à tecnologia, e à inovação tecnológica.
Por causa dos novos meios de comunicação, em particular a Internet, nunca, em toda a história da humanidade, idéias, informações e produtos circularam com tanta rapidez. A sociedade vive um momento estimulante e desafiador, caracterizado pela mudança constante

Nenhum comentário:

Postar um comentário